Comodoria

COMODORO

CMG (REFº -IM) JOSE EDUARDO  MONTEIRO. Em Junho de 2019 inicia sua gestão como Comodoro do Departamento Esportivo do Clube Naval.

Abaixo o texto publicado no boletim mensal de agosto de 2020, em homenagem aos 80 anos do Piraquê.

Carta ao Piraquê

Rio de Janeiro, em 20 de julho de 2020

Querido Piraquê,

Inicialmente, peço a ti permissão para escrever um pouco da tua história. Em 1936, em Assembleia Geral, foi criada a “Secção Esportiva do Clube Naval”. Dois anos depois, com a entrega ao clube da carta de trespasse e aforamento da Ilha do Piraquê, foram iniciadas gestões para as primeiras obras necessárias à ocupação. Finalmente, em 20 de julho de 1940, a Secção Esportiva foi instalada na Ilha e, assim, iniciaste as tuas atividades. Passou-se então a comemorar o teu aniversário, a partir dessa data. O tratamento carinhoso como “Clube Piraquê” logo se afirmou. É interessante ressaltar que, teus associados não vão ao Departamento Esportivo do Clube Naval e sim ao Piraquê.

Ao longo dos anos, foste crescendo no espaço territorial e nas instalações e tornaste, o que é hoje, o mais charmoso clube do Rio de Janeiro. Este estado de excelência deve-se ao empenho e dedicação dos Presidentes do Clube Naval, Comodoros, Vice-Diretores e funcionários que tiveram o orgulho e a honra de participarem da tua evolução, objetivando, sempre, o bem-estar, o lazer e a satisfação dos teus sócios e frequentadores, com as atividades sociais, esportivas, culturais e recreativas disponíveis.

Com a situação da pandemia e a partir do fechamento das tuas instalações, vens enfrentando, com determinação, o pior e maior desafio, desde a tua inauguração. Sei que ficaste muito triste, em não ver os teus sócios no dia a dia, pela não realização da famosa festa junina, dos shows maravilhosos e de inúmeros outros eventos. Mas, na reabertura, demonstraste aos teus associados que és forte e capaz de retomar a tua caminhada com o mesmo brilhantismo. Eu, como teu Comodoro, representando o Presidente do Clube Naval, funcionários e teus queridos sócios, por meio desta, apresento os meus cumprimentos e o merecido parabéns pelos teus 80 anos de glória, desejando o óbvio, teu continuado sucesso.

Com todo carinho e admiração,

Comodoro.